As principais doenças bucais na infância são as cáries e a gengivite, que é a inflamação na gengiva por má escovação. Nós sabemos que criar o hábito da escovação correta, sem pressa, não é uma tarefa fácil para os pais, mas pode e deve ser feita.
Nos primeiros anos, as crianças não são capazes de cuidar dos dentes por conta própria, por isso a saúde bucal dos pequenos é sempre uma responsabilidade dos pais e/ou responsáveis.
Prevenção é a palavra de ordem! E ela começa desde o nascimento, com a limpeza da gengiva do bebê. Os adultos devem reforçar a higiene bucal das crianças, especialmente quando eles são menores e, ainda, não têm toda a coordenação para realizar o processo.
Neste artigo, listamos as principais dicas para os pais ajudarem e ensinarem seus filhos sobre os cuidados com os dentinhos.
Para uma escovação perfeita
- A escova dental infantil deve ter cerdas pequenas e extra macias.
- Você imagina alguém tomar banho sem lavar os braços? Escovar os dentes sem passar o fio dental é assim! É fundamental o uso diário do fio dental.
- Na escovação, faça movimentos circulares e suaves. Se fizer forte, essa prática pode desgastar a raiz do dente e até mesmo causar um trauma da escovação.
- Ensine seu filho a escovar de ‘orelha a orelha’, sem pular nenhum dente, para garantir que a boca fique bem limpinha, sem restos de alimentos.
- A escovação noturna é ainda mais importante, por isso não tenha pressa e acompanhe sempre os pequenos.
- Não precisa exagerar na quantidade de pasta de dente. O excesso de espuma pode dar a sensação de limpeza, mas não garante que os restos de alimentos foram retirados da boca.
- Por fim, passe a escova nas bochechas e na língua para eliminar os riscos de bactérias capazes de causar o mau hálito.
- Está sangrando um pouco. Devo passar fio dental? Sim! Se sangrar, é para passar o fio dental e escovar os dentes. Caso o problema persista, é hora de procurar um odontopediatra.
O Bruxismo em crianças
Já falamos sobre o bruxismo em crianças , mas é sempre importante relembrar. O bruxismo do sono é frequentemente observado nos pequenos e pode ter várias implicações. É muito mais do que o desgaste dentário. O rangimento noturno, associado à placa bacteriana e restos de comida nos dentinhos, pode levar à exposição da raiz do dente, deixando-o muito mais sensível ao calor e frio e, até mesmo, causar a perda do osso que sustenta a arcada dentária.
Se você notar o rangimento no seu filho, procure um dentista que irá apresentar os tratamentos possíveis. Uma das soluções é o uso de uma placa noturna. Trata-se de um acessório feito de acrílico e com o formato exato da mordida do paciente. As placas são ótimas para quem sofre do distúrbio, pois elas aliviam os principais sintomas do problema, como dor e tensão na região da boca, mandíbula e cabeça, além de evitar o desgaste dos dentes.
Ensinar sobre saúde bucal desde cedo é fundamental! Converse com os pequenos sobre os dentes e a importância de cuidar bem deles para um sorriso perfeito e saudável. Com esses cuidados e muito diálogo, o resultado é uma criança confiante e feliz, com saúde bucal!
Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).