Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Bruxismo Pode Levar à Perda Óssea? Entenda as causas e soluções

A perda óssea nos maxilares não é apenas um problema dental. Ela pode transformar sua aparência, dificultar a mastigação e reduzir sua qualidade de vida. Silenciosa e progressiva, essa condição afeta milhares de pessoas. Felizmente, a odontologia moderna oferece soluções eficazes para prevenir e tratar a perda óssea, garantindo saúde e bem-estar.

Nesses cenários, o papel do dentista é crucial, seja na prevenção, diagnóstico precoce ou nos tratamentos que ajudam a reverter esse quadro. Nesse artigo vamos mostrar as soluções da odontologia moderna para restaurar o equilíbrio funcional e estético dos pacientes.

Por que a perda óssea é um problema?

Ela compromete a saúde bucal e, também, impacta diretamente a estética, a funcionalidade da mastigação e a saúde como um todo.

  • Alterações na estética facial: A perda óssea pode causar mudanças no rosto, como bochechas mais flácidas ou afundadas, dando uma aparência envelhecida.
  • Dificuldade na mastigação: A falta de suporte ósseo reduz a estabilidade dos dentes restantes, dificultando a mastigação.
  • Implantes dentários inviabilizados: Uma base óssea inadequada pode inviabilizar a instalação de implantes sem intervenções adicionais.

As principais causas da perda óssea

A perda óssea nos maxilares ocorre quando o tecido ósseo que suporta os dentes começa a se deteriorar e pode ser causada por problemas bucais crônicos, ausência prolongada de dentes, traumas ou infecções. Além disso, hábitos como tabagismo e higiene bucal inadequada são agravantes que devem ser considerados.

No entanto, de acordo com a Dra. Simone Prada, cirurgiã-dentista, mestre de Ortodontia (USP), especialista em Assimetria Facial, DTM e em Bioestética Dental, o Bruxismo (apertamento dos dentes) e a Assimetria de Mordida são fatores preponderantes. “O Bruxismo pode causar microfraturas nos dentes e acelerar a perda óssea nos ossos adjacentes aos dentes que, na mordida, encostam primeiro que os outros e, pelo trauma dentário maior causado pelo apertamento, aceleram o processo de perda óssea”, explica.

Já nos casos de mordida assimétrica, um lado do maxilar é submetido a uma carga excessiva, bem maior do que o outro lado. “Essa sobrecarga pode acelerar o processo de perda óssea, principalmente em regiões já vulneráveis, causadas por doenças periodontais ou perda dental. Nessas situações, o uso de placas oclusais e técnicas de reabilitação oral que fazemos na clínica, seguindo a filosofia americana, podem prevenir e corrigir esses danos, porque conseguimos equilibrar a mordida”, detalha a dentista.

A Odontologia conta com abordagens modernas e tratamentos extremamente eficazes para reverter ou minimizar os impactos negativos e o dentista tem um papel central, desde a prevenção até a execução de procedimentos restauradores.

“Cada caso de perda óssea é único e o plano de tratamento precisa ser personalizado. Nosso objetivo é devolver ao paciente a funcionalidade e, também, a confiança para que o paciente possa sorrir e viver plenamente”,ressalta a Dra. Simone Prada.

Por isso, se você enfrenta problemas relacionados à perda óssea ou deseja saber mais, procure um dentista de confiança para um diagnóstico preciso e um tratamento personalizado.

Quer saber mais? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4


Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *