Hoje, 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Nessa data tão significativa, importante falarmos sobre os cuidados que as mulheres devem ter com a saúde bucal, um tema essencial tanto para a integridade dos dentes quanto para a autoestima feminina.
O acompanhamento do dentista é de suma importância em todas as fases da vida das mulheres, pois as necessidades específicas também vão se transformando. As mudanças nos níveis de hormônio, que ocorrem na puberdade, o período da menstruação, as que passam por uma gravidez e a menopausa tornam as gengivas das mulheres mais sensíveis à placa bacteriana.
Se você é mulher, importante saber que:
– No caso de uso de contraceptivos orais – A inflamação da gengiva é um efeito colateral bastante comum.
– Em caso de gravidez – Algumas gestantes acabam desenvolvendo gengivite, sendo os sintomas: gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento.
– Na Menopausa e Terceira Idade – Durante a menopausa, é frequente o relato de sensação de boca seca ou ardência. Nesta fase, torna-se ainda mais importante a ingestão de água em quantidade adequada, tanto para saúde bucal como geral. Algumas mulheres também podem apresentar gengivas avermelhadas ou inflamadas.
Em idade mais avançada, a Osteoporose é uma preocupação constante. Estudos mostram a relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares. Juntamente com a osteoporose, a doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes. Por isso, sempre importante um acompanhamento profissional.
Manter um sorriso saudável e bonito é essencial para a qualidade de vida da mulher e para que ela possa se manter sempre ativa, independente da idade.
Dicas para uma rotina de cuidados
Sempre bom lembrar alguns cuidados cotidianos fundamentais para a saúde bucal feminina. Confira:
- Use pasta de dente com flúor, pois a substância fortalece os dentes.
- Utilize o fio dental após as refeições, diariamente.
- Escolha os materiais corretos para a escovação: uma escova com cerda macia, ou extra macia, e no tamanho correto da sua boca.
- A língua e as bochechas também devem ser escovadas para retirar o acúmulo de resíduos e evitar, com isso, a proliferação de bactérias. Também pode ser utilizado o limpador de língua para auxiliar na higiene.
- Mantenha uma dieta saudável e equilibrada, diminuindo a ingestão de açucares e aumentando o consumo de alimentos ricos em cálcio.
- Evite o consumo de bebidas alcóolicas e o cigarro.
- Importante consultar seu dentista regularmente e, caso sofra de alguma doença como endometriose, informar ao profissional para que ele consiga fazer um diagnóstico correto de seus problemas e propor o melhor tratamento, com equipe multidisciplinar.
Quer saber mais? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4
Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.