A Campanha mundial Setembro Amarelo tem como proposta alertar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida, através de inúmeras iniciativas de conscientização e informação. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
De acordo com pesquisa realizada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, são aproximadamente 14 mil casos por ano. Ainda, segundo a OMS, praticamente 100% de todos os casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.
Saúde Mental e Saúde Bucal
Embora possa parecer que essas duas áreas da saúde não estão relacionadas, há evidências de que a saúde bucal pode desempenhar um papel significativo no bem-estar emocional e mental das pessoas.
A saúde bucal vai muito além de um sorriso bonito! Ela envolve a prevenção e tratamentos de cáries, gengivite, periodontite e outros distúrbios orais. Quando eles são negligenciados, podem surgir complicações graves que afetam não apenas a boca, mas também o corpo como um todo e o psicológico.
Pessoas com problemas dentários frequentemente relatam sintomas de ansiedade, depressão e baixa autoestima. A vergonha de um sorriso deteriorado pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e saúde mental.
A dor de dente ou infecções na boca podem elevar o estresse e ansiedade e piorar ainda mais um possível quadro depressivo. Essa dor, quando se torna crônica, afeta diretamente a qualidade do sono, o apetite e a capacidade de se concentrar, resultando muitas vezes em sintomas depressivos.
O papel do dentista
É extremamente importante que o dentista realize uma boa anamnese e pergunte ao paciente suas condições clínicas, assim como fatores emocionais e nutricionais. Caso suspeite de depressão, o ideal é que converse e indique um tratamento psicológico. Desta forma, junto com um trabalho multidisciplinar, ele pode ajudar na melhora do quadro.
“A saúde bucal e a mental estão interligadas de maneiras complexas”, destaca a Dra. Simone Prada, da Clínica Simone Prada. A especialista ressalta, ainda, que “Durante o Setembro Amarelo, devemos lembrar que cuidar da boca é uma parte essencial para qualidade de vida e equilíbrio mental dos nossos pacientes e nós dentistas, como profissionais de saúde, devemos nos esforçar para informar a importância de se manter a saúde física e emocional a todos que nos procuram”.
Importante
Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que esteja passando por isso, procure ajuda no https://www.setembroamarelo.com/
Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4
Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.