Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Lentes de Contato Dental ou Facetas Estéticas: qual a melhor opção para transformar o sorriso?

Os procedimentos estéticos dentários são cada vez mais procurados nos consultórios e duas soluções têm sido amplamente utilizadas:  as Lentes de Contato Dental e as Facetas. Porém, muitos pacientes têm dúvidas sobre qual escolher, já que ambos são tratamentos voltados especialmente à estética dos dentes, eliminando a tonalidade amarelada, manchas e demais irregularidades.

Você sabe qual a diferença?

As lentes de contato dental e as facetas oferecem soluções eficazes para quem busca um sorriso mais harmonioso, mas existem diferenças em aspectos importantes como a técnica de aplicação, espessura do material e a própria indicação.

O que são Lentes de Contato Dental?

Essas lentes dentárias são finas lâminas de porcelana ou cerâmica, normalmente com espessura entre 0,2 e 0,5 mm, que são aplicadas na superfície dos dentes. São chamadas de “lentes de contato” por serem muito finas, o que permite uma aplicação minimamente invasiva, exigindo pouco ou nenhum desgaste dos dentes. O objetivo desse procedimento é corrigir pequenas imperfeições, como manchas, desalinhamentos ou espaços entre os dentes.

O que são as Facetas Estéticas?

Também feitas de porcelana ou resina composta, as facetas dentais são lâminas um pouco mais espessas, com cerca de 0,5 a 1 mm de espessura. Elas são utilizadas para cobrir defeitos mais significativos como dentes desgastados, quebrados, severamente manchados ou bastante desalinhados. A aplicação das facetas normalmente requer um maior desgaste do dente natural para que a lâmina se ajuste de forma correta.

Quais os benefícios desses procedimentos?

Tanto as Lentes de Contato quanto as Facetas Dentais proporcionam melhorias estéticas significativas aos pacientes. Esses tratamentos realmente podem transformar sorrisos ao alinhar dentes, clarear manchas persistentes, fechar espaços entre os dentes e corrigir pequenas imperfeições de formato.

As lentes de contato são ideais para os que desejam uma alteração estética sutil, pois são praticamente imperceptíveis, devido a sua espessura fina. Elas oferecem uma opção estética de longo prazo, com resultados naturais e um impacto mínimo na estrutura dos dentes naturais.

Já as facetas são recomendadas para quem busca mudanças mais impactantes, pois permitem uma transformação completa do sorriso, corrigindo uma gama maior de problemas estéticos. E, ainda, oferecem um brilho natural e duradouro, similar ao dos dentes naturais, mas com maior resistência às manchas.

Além desses resultados na estética dental, tanto as lentes de contato quanto as facetas oferecem benefícios funcionais.  Isso porque, ao melhorar a forma e o alinhamento dos dentes, esses procedimentos podem contribuir para uma mordida mais equilibrada e funcional, o que pode colaborar para prevenir o desgaste dental e problemas na articulação temporomandibular (ATM).

Importante ressaltar que as lentes de contato dental e as facetas estéticas são excelentes opções para quem deseja obter um sorriso muito mais bonito e equilibrado, mas cada um dos procedimentos atende a necessidades diferentes. Ambas devem ser avaliadas e aplicadas corretamente por um profissional qualificado, um dentista de confiança, pois tanto as lentes quanto as facetas possuem contraindicações, que devem ser cuidadosamente consideradas.

Cada caso é único e o dentista deve avaliar as condições de saúde bucal, a estrutura dos dentes e as necessidades individuais do paciente para atender às expectativas iniciais e garantir a segurança e a eficácia do tratamento.

Ficou com dúvidas? Quer saber mais sobre esses procedimentos? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4


Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *