Como manter a higiene bucal das crianças nas férias?

Julho chegou! Uma das épocas mais aguardadas pelas crianças, o mês é sinônimo de mais brincadeiras, passeios e viagens, além da ausência de horários certos para acordar e mais doces à mesa. No entanto, para os pais, essa quebra da rotina faz surgir outro grande desafio: manter os hábitos de higiene bucal da criançada, especialmente nas viagens.

Para que não surjam problemas durante e após as férias, a Dra. Simone Prada, responsável pela Clínica Simone Prada Odontologia, elenca algumas dicas essenciais:

Kit de Higiene Bucal completo – Pode parecer óbvio, mas nem sempre os kits contêm todos os itens imprescindíveis como: escova de dentes, pasta dental com flúor, fio dental e enxaguante bucal. Atenção também à necessaire, pois o ideal é que seja fácil de transportar e que possa ser acessada rapidamente durante a viagem​.

Higiene Bucal em qualquer lugar – Com o acesso fácil ao Kit Bucal (seja na bolsa, mochila ou carro), fica mais fácil fazer a escovação após as refeições fora de casa.

Momentos lúdicos – A hora da escovação precisa ser divertida, especialmente durante as viagens. As escovas podem ser dos personagens favoritos ou com cores mais vibrantes e as pastas de dente sempre com sabores agradáveis que os pequenos gostam. Outras dicas são colocar música, baixar aplicativos com joguinhos que cronometram o tempo de escovação, contar histórias e oferecer recompensas por manter uma boa rotina. Essas estratégias ajudam a criar hábitos saudáveis de forma prazerosa e constante.

Fio dental amigo – O uso de fio dental é essencial para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos entre os dentes. Por isso, deve-se ensinar os pequenos a usarem-no corretamente, tornando um hábito de higiene bucal, independente da hora e local.

Agenda atualizada – Importante os pais, ou responsáveis, terem os contatos do dentista de confiança e de clínicas odontológicas na região de destino, para eventuais emergências.

Água sempre à mão – Beber água com frequência, além de combater o risco de desidratação, ajuda a manter a boca limpa e a produzir saliva, que é essencial para neutralizar os ácidos e proteger os dentes.

Doces sim, mas sem exageros – Durante as viagens, é comum comer alimentos diferentes, que não fazem parte do dia a dia das crianças, mas sempre que possível, os pais devem optar por lanches saudáveis com frutas e vegetais, que são menos propensos a causar cáries, ao contrário dos doces e bebidas açucaradas.

Vale ressaltar que a Cárie é um dos maiores problemas bucais infantis, mas a garotada também pode ser acometida de outras patologias, como:

Gengivite – É a inflamação das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Se não for tratada corretamente pode evoluir para periodontite, uma condição mais grave que pode levar à perda dos dentes.

Erosão Dentária – Pode acontecer devido à exposição frequente a ácidos, presentes em alimentos e bebidas ácidas. Isso pode desgastar o esmalte dos dentes, tornando-os mais suscetíveis a cáries e sensibilidade dentária.

Traumas nos Dentes – As crianças são mais propensas a quedas e acidentes que podem resultar em dentes quebrados ou danificados. Nesses casos, é importante procurar um dentista imediatamente.

Por fim, para que as férias de julho sejam sinônimo apenas de diversão, a recomendação é agendar uma consulta ao dentista antes da viagem, para checar se não há problemas dentários que possam causar desconforto às crianças durante o mês.