A dor crônica é uma condição complexa e multifatorial, que afeta significativamente a qualidade de vida das pessoas, independentemente da idade. No contexto Odontológico, pode estar relacionada a diversas condições, tais como disfunção temporomandibular (DTM), neuralgias, dores musculares, má oclusão dentária etc.
Por isso, o manejo da dor crônica na Odontologia requer uma abordagem multidisciplinar e personalizada. Com um diagnóstico preciso e um plano de tratamento abrangente – que pode incluir terapias farmacológicas, físicas, comportamentais e até cirúrgicas – é possível melhorar a saúde bucal e geral dos pacientes.
Como o dentista trabalha com pacientes de dor crônica?
“O primeiro passo para o controle da dor crônica é uma avaliação minuciosa para identificar a causa, ou causas subjacentes”, explica Simone Prada, cirurgiã-dentista, mestre de Ortodontia pela USP e especialista de Dor e Disfunção Temporomandibular (DTM).
De acordo com a especialista, é necessário conhecer o histórico do paciente em uma consulta detalhada, além da solicitação de exames minuciosos de toda parte muscular e articular. A postura, alinhamento dos olhos, boca, quadril e clavícula também são avaliados. “Observamos o andar do paciente. Com todos os exames radiográficos realizados, inicialmente realizamos manobras para tirar as dores. Se, com esta avaliação, verificarmos que há outras causas na área do oftalmologista ou do fisioterapeuta, fazemos os encaminhamentos necessários para um trabalho multidisciplinar. Com a parte clínica de dor resolvida, passamos para o procedimento ortodôntico propriamente dito para o alinhamento dos dentes e do corpo como um todo ou por questões estéticas”, detalha.
Ainda segundo Simone Prada, o dentista precisa conhecer muito bem o sistema craniofacial humano. “Trata-se de uma estrutura complexa que envolve ossos, músculos, cartilagens e tecidos moles. A cirurgiã-dentista salienta que compreender a complexa relação entre as estruturas craniofaciais e os dentes permite ao especialista de dor oferecer tratamentos eficazes, promovendo não apenas um sorriso alinhado, mas também uma função mastigatória eficiente e uma melhora na saúde geral. “A linha da Ortodontia que aplico atua diretamente na correção das irregularidades e desalinhamentos do corpo como um todo. A relação entre a posição dos dentes, a oclusão e função da ATM é crucial para o equilíbrio e a saúde do paciente”, finaliza.
Caso real
Essa abordagem profissional requer tratamentos personalizados para cada tipo de pessoa. Um exemplo recente que a dentista gosta de ressaltar é o caso do adolescente Miguel Jabra, de 12 anos, que chegou ao consultório junto com a mãe, Bernadete Jabra Tavares, com fortes dores crônicas nas costas e na face, que o impossibilitava de praticar seu esporte predileto, o futebol.
“Meu filho reclamava de dores constantes nas costas, que refletiam nos ombros e atrapalhavam os treinos de futebol. Comentando isso com uma amiga, que conhece a Dra. Simone Prada, ela me sugeriu buscar ajuda com a dentista, que considerava uma das melhores profissionais do país e que havia tratado o filho dela que era tenista”, detalha Bernadete.
Com o tratamento multidisciplinar indicado pela Dra. Simone Prada, que inclui sessões de fisioterapia, abordagem da dor na face, a correção da assimetria facial, o alinhamento da clavícula, uso de apoios de mordida, entre outros procedimentos customizados, o adolescente teve uma melhora expressiva em poucos meses.
“Ter ido ao consultório dela mudou a nossa vida. Entendemos que um leve desnível de crescimento reflete em tudo no corpo e a dor está relacionada ao alinhamento do corpo como um todo. Dra. Simone Prada é uma profissional maravilhosa que, finalmente, o curou. Hoje ele não sente dores constantes, está mais calmo, mais feliz, mais seguro, e eu chego a me emocionar, pois a melhora do meu filho em 7 meses é muito nítida e refletiu em toda a vida dele, não apenas nas dores”, declara a mãe.
Método inovador
Com mais de 30 anos de experiência, a dentista – que é especialista em Assimetria Facial, em Disfunção Temporomandibular e mestra em Ortodontia pela USP – criou o método Simone Prada – para ajudar pacientes com dor crônica, melhorando a estrutura dos dentes, alinhando os músculos, resultando em um rosto mais harmonioso, equilibrado e sem dor.
Essa metodologia, que inclui um trabalho de equipe multidisciplinar, une estética e função, resgatando a autoestima e livrando o paciente das dores crônicas, especialmente quando relacionadas à assimetria facial.
Quer saber mais? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4
Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.