Janeiro é um mês bastante aguardado, pois para muitos é o momento de férias, com a agenda repleta apenas de atividades de lazer, relaxamento e diversão. Porém, é crucial lembrar que, mesmo durante os dias de folga, a saúde bucal de toda a família não tira férias!
O fato é que nessa época de descanso os horários mudam, mas os cuidados com os dentes devem permanecer, pois nos deparamos com desafios extras para a manutenção da higiene bucal, especialmente para as crianças, por conta do aumento natural do consumo de doces e sorvetes.
Segundo a Dra. Simone Prada, responsável pela clínica Simone Prada Odontologia, durante as férias é necessário manter a prática dos cuidados bucais, com escovações constantes. “O que acontece é que as pessoas, quando saem da rotina, acabam negligenciando a higiene dos dentes. Para evitar problemas, o que aconselhamos é sempre levar nos passeios um kit de higiene bucal na bolsa ou mochila de mão, para que a escovação possa ser feita mesmo fora de casa, a qualquer hora”.
Além desta, a dentista dá outras dicas importantes para manter a boca de adultos e crianças o mais saudável possível. Confira:
Cuidado com bebidas ácidas – Refrigerantes e sucos cítricos podem corroer o esmalte dentário, quando consumidos em excesso e sem a correta higienização – com escovação ou fio dental – logo após a ingestão dessas bebidas.
Não esqueça da água – Importante beber água regularmente, pois ela desempenha um papel crucial na saúde bucal e física. Além de hidratar o corpo, ajuda a neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias na boca.
Alimente-se bem – Dê preferência a alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, que estimulam a produção de saliva e ajudam a limpar os dentes. E muito cuidado com os produtos duros, como caroços de frutas ou gelo, que podem danificar os dentes.
De olho no açúcar – No período de férias é muito comum o aumento no consumo de doces e sorvetes, por exemplo, principalmente pelas crianças. Tente impor limites para esse tipo de alimento.
O melhor é comer os alimentos mais açucarados nas refeições principais, para minimizar o impacto na saúde bucal. Essas ‘delícias gastronômicas’ contribuem para o desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas dentários. O alto teor de açúcar alimenta as bactérias na boca, levando a produção de ácidos que corroem o esmalte dos dentes.
Consulta Pós-Férias
É absolutamente viável desfrutar das férias e manter a saúde bucal de toda a família com essas práticas simples de prevenção.
Por fim, considere agendar uma consulta odontológica após as férias para uma avaliação e limpeza dentária. Assim, é possível identificar e tratar precocemente qualquer problema que possa ter surgido, antes que se torne grave.
Lembre-se que a Prevenção é a Chave para um Sorriso Saudável!
Quer saber mais? Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4
Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.