Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Por que devemos tratar os problemas da DTM, a Disfunção Temporomandibular?

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma doença que acomete milhares de pessoas, causando muito sofrimento e com grande impacto na qualidade vida e no convívio social dos que são acometidos, pois essa condição afeta a capacidade de uma pessoa de realizar atividades cotidianas simples como mastigar, falar e sorrir.

De maneira bem simples, a DTM é um conjunto de sintomas que prejudica a articulação da boca e os músculos da face e região do pescoço. A principal forma de identificar a disfunção é através de uma consulta com o dentista, de preferência, o especialista de disfunção temporomandibular e dor orofacial. Com o diagnóstico correto, o profissional planeja o tratamento adequado para aliviar as dores associadas à DTM, permitindo que os pacientes vivam sem a constante sensação do desconforto.

As mulheres em idade fértil estão mais sujeitas ao desenvolvimento da DTM, no entanto, isso não significa que o transtorno não atinja homens. A literatura médica demonstra ainda que cerca de 35% das crianças apresentam algum sintoma. Por falta de conhecimento, os pais acabam levando os filhos a outros profissionais, em casos de dores de cabeça constantes, por exemplo. É importante ficar atento e agendar uma consulta com o dentista o quanto antes para cuidar da saúde bucal dos pequenos.

E quais são os sintomas da DTM?

– Dores de cabeça, na mandíbula e coluna, que podem ser agudas e debilitantes.

– Dificuldade para abrir ou movimentar a mandíbula.

– Travamentos da mandíbula.

– Ruídos articulares e dor de ouvido

–  Ouvido tampado

–  Vertigem ou zumbido

–  Surdez momentânea

–  Ouvir “estalos” ao abrir e fechar a boca

 

É importante saber que existem três tipos principais de DTM:

Articular – que pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação, quanto por traumas ou mesmo doenças degenerativas (osteoartrose e artrite reumatoide).

Muscular – quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão.

Mista – aquela que une os distúrbios musculares e articulares.

A principal forma de identificar a disfunção é através de uma consulta com o dentista. Com o diagnóstico correto, o profissional planeja o tratamento adequado para aliviar as dores associadas à DTM, permitindo que os pacientes vivam sem a constante sensação do desconforto.

A DTM não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Uma vez diagnosticada, o processo é tranquilo. Entre os procedimentos, destacam-se alguns aparelhos como placas de mordida, medicamentos como relaxantes musculares, a aplicação de toxina botulínica, exercícios fonoaudiólogos, além de técnicas para o controle da ansiedade e o relaxar os músculos, para evitar o hábito de ranger os dentes, com um tratamento multidisciplinar.

Para saber mais, um dica de leitura para pacientes e profissionais de saúde: o livro “Terapias Não Medicamentosas para DTM (Disfunção Temporomandibular)” –  autora Simone Prada, especialista da Clínica Simone Prada – à venda na Amazon.

 

Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *