Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Inovação a serviço do Sorriso: o impacto das novas tecnologias na Odontologia

Muito tem se falado sobre o impacto das Novas Tecnologias e Inteligência Artificial (IA), em vários setores da sociedade atualmente. Na Odontologia, elas desempenham um papel cada vez mais importante, com mudanças e potencial para transformar significativamente o segmento, pois têm sido aplicadas em diversas especialidades, desde o diagnóstico, planejamentos de tratamentos, análise de dados e interação com os pacientes, trazendo ainda mais benefícios para os profissionais e o público.

Com base em dados clínicos, radiográficos e outros parâmetros, os sistemas tecnológicos podem sugerir o melhor curso de ação para um determinado caso. Isso permite uma abordagem ainda mais individualizada e eficiente dos procedimentos odontológicos.

Tomografia Tridimensional: tecnologia para uma visão completa

Particularmente relevante para a odontologia, a Tomografia Tridimensional é uma tecnologia que permite aos dentistas obter uma visão completa e detalhada das estruturas dentais e dos tecidos ao redor, fornecendo informações valiosas para o diagnóstico e, também, o planejamento de tratamentos.

A Tomografia Tridimensional, também conhecida como tomografia computadorizada cone-beam (TCFCB), utiliza uma máquina especial que captura imagens da região bucal. Ao contrário da radiografia convencional, que oferece apenas uma imagem bidimensional, a TCFCB gera uma imagem tridimensional, com uma visão completa e precisa das estruturas dentais.

Segundo Simone Prada, diretora da clínica Simone Prada, essa é uma tecnologia muito importante para a Implantodontia, por exemplo, pois possibilita fazer cirurgias sem a abertura de retalhos na  boca do paciente, fazendo  apenas uma abertura para a colocação dos implantes, numa cirurgia com guias que foram confeccionadas usando as imagens da tomografia, e uma ideia precisa de onde deveriam ficar os implantes,  o que promove mais conforto. “É possível executar um planejamento detalhado e eficaz com a tomografia tridimensional para confeccionar os implantes para um resultado muito eficaz, mudando o rosto do paciente, melhorando o perfil da pessoa com o foco no sorriso harmonioso e perfeito”, explica.

Outra vantagem da tomografia tridimensional é a sua baixa dose de radiação em comparação com outras formas de tomografia. Isso significa que é uma opção segura para pacientes, minimizando os riscos associados à exposição excessiva à radiação.

Na Ortodontia, os aparelhos ortodônticos invisíveis, como os alinhadores transparentes, se aperfeiçoam cada vez mais com o avanço da tecnologia. Com o uso de softwares de planejamento ortodôntico, os dentistas podem simular o resultado do tratamento, antes mesmo de iniciar o processo. Com base nas imagens e modelos digitais do paciente, esses softwares podem prever como os dentes irão se movimentar ao longo do tempo, permitindo um planejamento personalizado, com maior precisão e total eficiência.  “Mas como tudo, a experiência do profissional que está fazendo o planejamento virtual é o que conta para direcionar os parâmetros adequados para o tratamento”, destaca a dentista.

Além disso, com o uso da tecnologia, é possível acompanhar o progresso do tratamento à distância, com o chamado Monitoramento Remoto. Alguns sistemas permitem que os pacientes tirem fotos dos dentes e das guias colocadas e as enviem para o dentista, que pode monitorar o alinhamento e fazer ajustes, quando necessários, nos casos de impossibilidade de vinda ao consultório, sem a perda do controle no tratamento, podendo alternar as consultas, on-line e presenciais, conforme a fase do tratamento do paciente.

Plasma Rico em Fibrina

Outro avanço da Odontologia é o PPRF – sigla para o Plasma Rico em Fibrina. Trata-se de um produto derivado do sangue do próprio paciente, que contém alta concentração de plaquetas e fatores de crescimento. O PPRF tem sido utilizado por dentistas especializados, treinados e habilitados, para promover a cicatrização, acelerar o processo de regeneração do tecido e melhoras os resultados dos tratamentos, como implantes, cirurgias e lesões orais traumáticas, minimizando o risco de rejeição ou reações adversas.

Esses são apenas alguns exemplos dos avanços tecnológicos na Odontologia. No futuro, espera-se ainda mais soluções que irão aprimorar os diagnósticos, tratamentos e atendimento, com tecnologias inovadoras, como robôs assistidos por IA que poderão realizar procedimentos complexos com alta precisão. Porém, é importante ressaltar que a tecnologia será sempre uma aliada, mas nunca irá substituir os dentistas. Ela é uma ferramenta poderosa para auxiliar os profissionais na tomada de decisões, melhorar a precisão dos diagnósticos e otimizar os tratamentos. A expertise clínica e o cuidado humano continuarão sendo fundamentais na prática odontológica.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais?

Siga nosso perfil no IG https://tinyurl.com/yyal26c4

Também estamos no Youtube – acesse nosso canal aqui

 

Todos os artigos contidos nesse blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta.  Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar diretamente conosco, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *