Os cuidados com a higiene bucal devem começar desde o primeiro dia do nascimento e incluem amamentação, chupetas e, ainda, cuidados de higiene da mamãe. No entanto, se os pais não têm condições de realizar uma consulta pré-natal, o ideal é não esperar a criança ter problemas bucais para pensar em levá-la ao dentista.
Antes mesmo de completar um ano, após o aparecimento do primeiro dentinho de leite, que acontece por volta dos 6 ou 7 meses de idade, os pequenos devem visitar um odontopediatra para garantir um sorriso saudável na infância e também na fase adulta. Os pais ainda podem receber orientações sobre a forma correta de escovar os dentes do bebê, o tipo ideal de escova e pasta de dente para essa faixa etária.
Iniciar logo cedo as visitas de rotina ao dentista traz muitas vantagens. Listamos aqui algumas das principais:
- É nesse primeiro ciclo da vida que estabelecemos os principais hábitos de higiene oral, amamentação e, também, de sucção de chupetas e dedos, que podem levar a problemas na formação do formato do rosto e ao aparecimento de cáries. Na Clínica Simone Prada, já foram inúmeros os bebês atendidos para reeducação da postura de amamentação e exercícios de fisioterapia que estimulam o crescimento correto da face.
- A criança cresce acostumada com o dentista e forma um vínculo de afeto e confiança com o profissional.
- Quando não há problemas bucais, a experiência não é traumática. Já a consulta tardia, quando a criança indica algum problema, e muitas vezes com dor, pode levar a uma ansiedade e, até mesmo, à recusa do atendimento. Episódios desagradáveis deixam o caminho aberto para o surgimento do medo nos pacientes.
- Ensinar sobre saúde bucal desde cedo. Conversar com os pequenos sobre os dentes e a importância de cuidar bem deles é fundamental. Quando a criança está acostumada às consultas e conhece o dentista, as chances de ficar assustada e apreensiva durante algum tipo de tratamento diminuem.
- A garotada não associa dentista ao castigo e entende que as consultas são necessárias e benéficas. Associar a consulta à ameaça é um enorme erro, podendo agregar sentimentos ruins à figura do odontopediatra e, até mesmo, fobias.
- Há muitos dentistas especializados no público infantil. Esses profissionais conhecem diversas técnicas para lidar com meninos e meninas no consultório. Além disso, os ambientes são especialmente preparados com espaços lúdicos, brinquedos e presentes, como escovas de dentes novas e divertidas.
Com esses cuidados e muito diálogo, o resultado é uma criança confiante e feliz, com saúde bucal!
Todos os artigos deste blog têm finalidade instrutiva, não podendo, sob nenhuma hipótese, substituir uma consulta. Se você tiver mais dúvidas ou quiser falar conosco, clique aqui. Teremos prazer em atendê-lo (a).